Marca da Clínica da Obesidade

peso ideal

O que seu IMC
diz sobre sua saúde?

IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, uma medida universal de classificação da obesidade, é o método usado pela Organização Mundial de Saúde para identificar o peso ideal de cada pessoa. Essa classificação ajuda a revelar problemas como o sobrepeso e a obesidade, dessa forma é possível prevenir outras doenças, melhorar a qualidade vida e bem-estar.

Quanto maior o IMC, maior o grau de obesidade, e mais elevado o risco de doenças como diabetes, pressão alta, colesterol elevado, esteatose hepática, trombose, apneia do sono, infarto, derrame, problemas ortopédicos e até câncer.

IMC CLASSIFICAÇÃO
MENOR QUE 18,5 MAGREZA
ENTRE 18,5 E 24,9 NORMAL
ENTRE 25,0 E 29,9 SOBREPESO
ENTRE 30,0 E 34,9 OBESIDADE
ENTRE 35 E 39,9 OBESIDADE II
MAIOR QUE 40,0 OBESIDADE III

O cálculo do IMC
pode ser feito usando a fórmula:

IMC =

MASSA

(ALTURA x ALTURA)

Dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado.

Quer descobrir como calcular o IMC ?
Veja abaixo como é fácil

Imagem explicando a importancia de calcular o imc
Por que é importante medir o IMC?

Ao calcular o índice de massa corporal de uma pessoa, é possível saber quais são os riscos e doenças que ele pode sofrer por estar acima ou abaixo do peso. Após calcular o IMC é possível indicar o melhor tratamento para evitar a obesidade e o sobrepeso, além de buscar alternativas para ter um IMC ideal.

Saia do sedentarismo.
Faça atividade física com regularidade. Quanto mais você se mexer, mais saudável você se tornará. O sedentarismo é fator de risco para doenças cardiovasculares, além de gerar problemas como estresse e depressão.
De olho seu peso

Monitore seu peso com frequência, é importante saber se você está ganhado ou perdendo peso.

...
Quais são os perigos por trás de um IMC alto?

O cálculo do IMC pode indicar as taxas de obesidade, além de apontar se o peso está normal ou baixo de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Por isso, é tão importante usar a fórmula ou uma calculadora de IMC para saber qual o seu índice de massa corporal. Pessoas com IMC menor que 18,5 precisam de orientação médica, pois estão abaixo do peso. IMC acima de 25 já indica sobrepeso e necessita de cuidados constantes para evitar o próximo passo, o primeiro grau de obesidade. Se o IMC marcar 40, o indicador revela a obesidade grau 3 conhecida como obesidade mórbida. É importante buscar acompanhamento médico, pois o excesso de gordura corporal pode matar!

FIQUE ATENTO AO SEU IMC

Cuide de você mesmo, é possível.
Faça refeições saudáveis

Prefira alimentos frescos e naturais, evite itens industrializados, embutidos e ultraprocessados.

O apoio médico

Consulte o seu médico e realize exames regularmente para prevenir a obesidade.