Esteatose Hepática

O fígado sob ameaça

Nome dado ao temido acúmulo de gordura no fígado, a esteatose hepática é uma condição que, se não tratada adequadamente, pode causar consequências gravíssimas.

A esteatose ocorre quando, por distúrbios no metabolismo que causam resistência à insulina (hormônio que processa a glicose, produzido no fígado), começa a haver excesso de circulação de gordura no sangue.

Esse excesso leva a gordura a se acumular no fígado, fazendo-o aumentar de tamanho e peso, mas, principalmente, comprometendo as suas funções.

As consequências mais graves da esteatose

Embora algum acúmulo de gordura no fígado seja natural, seu excesso – considera-se esteatose hepática quando o índice supera os 5% – pode ser extremamente destrutivo.

Inicialmente silenciosa, a esteatose hepática só apresenta sintomas – como dor, cansaço, fraqueza e perda de apetite – depois de certo ponto, o que transforma a doença numa verdadeira bomba-relógio.

Se não for controlada adequadamente, a esteatose hepática transforma-se em esteato-hepatite, que apresenta sintomas como líquido no abdômen, pele e olhos amarelados, hemorragias e confusão mental.

Se ainda assim não houver controle, rapidamente a esteato-hepatite se transforma em cirrose hepática ou câncer de fígado.

A cirrose hepática, ao contrário da esteatose, não tem cura e pode levar à morte, sendo necessário, normalmente, um transplante de fígado para assegurar a sobrevivência do paciente.

Já o câncer de fígado também é uma perigosa doença, difícil de tratar e responsável pelo sexto maior número de mortes por câncer no Brasil.

Não chegue a esse ponto. Cuide-se hoje!

Obesidade: principal fator de risco para a esteatose

A esteatose hepática tem várias causas possíveis, como o consumo excessivo de álcool, o excesso de açúcar ou gordura no sangue e o diabetes tipo 2.

No entanto, a principal causa da esteatose é a obesidade!

Sim: segundo estudos com biópsia do fígado, a prevalência de esteatose entre pessoas obesas pode chegar a impressionantes 98%. Portanto, umas das principais recomendações dos médicos para tratamento da esteatose é o emagrecimento saudável! E você, o que você está esperando?