obesidade e diabetes

Tratamento da obesidade para prevenção da diabetes

Caracterizada pela incapacidade do organismo de produzir ou utilizar adequadamente a insulina – hormônio que controla a glicose (açúcar) no sangue –, a diabetes é uma doença gravíssima que acomete mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo.

Seu avanço silencioso, com sintomas inexistentes ou pouco perceptíveis nos estágios iniciais, faz com que muitas pessoas sequer saibam que têm a doença. Os efeitos, no entanto, aparecem com o tempo e podem levar à morte. Segundo o Atlas da diabetes, mais de 200 mil pessoas morreram em virtude da doença em 2021.

Mesmo quando não mata, a diabetes provoca efeitos extremamente sérios, que podem afetar a saúde e a qualidade de vida das pessoas durante décadas.

Consequências da diabetes

A diabetes, se não for rigidamente controlada, pode provocar complicações gravíssimas, como AVC, ataque cardíaco, cegueira, danos permanentes aos rins, infecções de pele e dificuldades de cicatrização, o que pode levar até à amputação de membros.

Mesmo quando não chega a situações tão graves, a diabetes pode provocar escurecimento ou espessamento da pele, impotência sexual, entre outros efeitos. É comum também que diabéticos apresentem outras doenças associadas, como hipertensão e aumento do colesterol.

Além disso, mesmo sob controle, a diabetes exige muita atenção e cuidado do paciente, podendo ser necessária a administração de insulina ou outros remédios durante toda a vida, os quais podem provocar uma série de efeitos colaterais, como dores articulares e problemas no fígado.

Obesidade: fator de risco para diabetes

A obesidade é uma das principais causas da diabetes em todo o mundo: o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 é de 6 vezes maior em pessoas obesas do que em pessoas com peso ideal ou sobrepeso. Na verdade, o simples acúmulo de gordura na região abdominal já constitui fator de risco: pessoas com circunferência da cintura superior a 100 cm podem ter risco maior de apresentar diabetes, independentemente de outros fatores.

Os dados são tão expressivos a ponto de que, a cada quatro diabéticos não dependentes de insulina, três estão acima do peso desejável1. Por isso, cuide-se: não permita que a obesidade traga a diabetes para sua vida!

Tratar a obesidade e a diabetes

Embora não tenha uma cura definitiva, a diabetes pode ser controlada através da redução dos níveis de açúcar no sangue, o que contorna as consequências mais graves da doença. No caso dos pacientes obesos, o emagrecimento saudável é fundamental para atingir esse objetivo.

A redução de peso pode diminuir a resistência do corpo à insulina, facilitando o combate à doença. Se o emagrecimento for significativo e associado a hábitos saudáveis de alimentação e prática de atividades físicas, pacientes que não têm diabetes podem reduzir em mais de 60% o risco de desenvolver a doençae outros que já são diabéticos podem se livrar dos efeitos mais graves de sua condição, conseguindo eventualmente reduzir, ou até mesmo suspender, o uso de remédios!

O tratamento da diabetes no Hospital da Obesidade

Com mais de dez anos de experiência no tratamento da obesidade mórbida sem cirurgia, o Hospital da Obesidade está preparado para ajudar você a eliminar tanto o excesso de peso quanto a diabetes!

Com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos de enfermagem, entre outros, o Hospital da Obesidade dispõe ainda de estrutura de ponta para prestar atendimento individualizado a cada paciente.

Por isso, não dê margem à obesidade nem facilite o surgimento (ou agravamento) da diabetes! Viva com muito mais saúde!

1. FRANCISCHI, R.P.P., et al, Obesidade: atualização sobre sua etiologia, morbidade e tratamento. Rev. Nutr., Campinas,v.13, n.1, p. 17-28, 2000.
  2. TUOMILEHTO, J., et al., Prevention of type 2 diabetes mellitus by changes in lifestyle among subjects with impaired glucose tolerance. New England Journal of Medicine, v.344 p.1343-1350, 2001.