Quem Somos

Blog

As influências genéticas e comportamentais que levam à obesidade

A constituição estrutural do ser humano é, minuciosamente, planejada desde as formações infinitesimais, energéticas e materiais. Na sua totalidade, o indivíduo não é, estruturalmente, apenas, matéria densa; é muito mais que isso. Os fatores energéticos e hereditários, que propiciam as formações corpóreas, não se restringem, apenas, a gerar uma estrutura física. Existe toda uma engrenagem sutil, ou psíquica e energética, muito mais complexa. As doenças e desequilíbrios, que criam quadros traumáticos no nível físico, não são, em sua maioria, adquiridos, como muitos supõem, mas sim congênitos e de uma origem mais profunda do que as normalmente consideradas. Existe, para mui-tos, uma chance de que uma doença congênita aconteça ou se manifeste e, de um modo geral, as pessoas pensam que as causas foram adqui-ridas recentemente.

O homem encontra-se, ainda, por sua vez, muito frágil, susceptível às influências externas. Por isso, muitas vezes, não suporta a pressão do meio ambiente. Dessa forma, permite que se estabeleça, ou se restabeleça, nele, uma padronização equivalente à do ambiente que o influencia.

O ser humano desenvolve-se, também, quase que separadamente em seus níveis de consciência. Falta-lhe condições para a interação dos seus diversos estágios vivenciais, principalmente, conciliando o animal superior, que é, com o ser hominal ou consciencial, que também o compõe. Carece, portanto, do estabelecimento de uma estrutura in-dividual unificada. Quando ele se encontra deficiente, dividido no seu desenvolvimento – de ser instintivo e animal e de ser hominal consciente – dá lugar a que surjam formações não desejáveis, as quais podemos classificar de anomalias genético-informativas. Essas formações propagam-se, por sua vez, inevitavelmente, até o nível físico.

Para complementar, devemos abordar o conceito de herança genética. Essa vai muito além das características, físicas e psicológicas, transmitidas, unicamente, pelos pais. É evidente a transmissão de caracteres que permanecem se manifestando em povos e raças, não só no aspecto físico como, também, comportamental.

Tem, entretanto, o homem, o poder de transformar todas as características herdadas e essa é, essencialmente, a sua tarefa individual e social, a qual podemos denominar “evolução”. A evolução não está, porém, unicamente, restrita a grandes espaços de tempo nem à sociedade como um todo. O homem pode, e é seu dever, evoluir, constantemente, também, no nível individual, envolvendo sentimentos, atitudes e no sentido da própria vida – pois, a evolução da sociedade humana, dependerá, obviamente, da evolução individual dos seus componentes.

Que tem tudo isso a ver com o tratamento da obesidade? Repetimos, que compete, igualmente, a cada um de nós a conquista do desenvolvimento individual, das transformações físicas, psicológicas e comportamentais necessárias, entre as quais devemos incluir, também, aquelas que irão definir o estado insalubre de obesidade. Essa obesidade, por sua vez, poderá ser transmitida de forma complexa, porém, claramente, detectável. Terá amplas possibilidades de atingir e dominar os filhos dos obesos, herdeiros, além de características psicológicas, de hábitos alimentares e estilos de vida.

Agende sua avaliação médica

Se você não consegue emagrecer, venha fazer uma avaliação com nossa equipe especializada em emagrecimento e participe da nossa campanha social contra a obesidade. Você saberá mais sobre o que está acontecendo com você e como tratar o problema do excesso de peso.

Nome
E-mail
Peso
Altura
Idade
Convênio
Telefone
Telefone 2
enviando...

Diretor Técnico: Dr. Sérgio Braga – CRM: 10445 – Nº. RQE BA-009.058

2018. Clínica da Obesidade. Todos os direitos reservados.

Diretor Técnico: Dr. Sérgio Braga
CRM: 10445
Nº. RQE BA-009.058

2018. Clínica da Obesidade.
Todos os direitos reservados.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO MÉDICA

Telefone: (71) 3500-6000

Escolha o melhor dia e horário para a sua avaliação médica.